NotíciasTecnologia

Sonda lunar Chandrayaan-3 da Índia aterrissa com êxito

Na segunda tentativa, Índia se une ao grupo de países que realizaram pousos lunares

Na manhã desta quarta-feira (23), por volta das 9h34 (horário de Brasília), a sonda lunar Chandrayaan-3 da Índia aterrissou com sucesso na superfície da Lua. Com esse pouso notável, a Índia se tornou a quarta nação a alcançar esse feito, seguindo os passos dos Estados Unidos, Rússia (então parte da União Soviética) e China.

Siga-nos no Instagram

Este momento de aterrissagem carregava grande expectativa, especialmente devido ao fracasso da missão anterior, Chandrayaan-2. Isso porque a missão anterior não conseguiu aterrissar na região polar sul da Lua devido à iluminação limitada. No entanto, os cientistas da ISRO (Organização Indiana de Pesquisa Espacial) afirmam ter superado essas dificuldades, o que resultou em um pouso bem-sucedido desta vez.

As melhorias na sonda lunar Chandrayaan-3 incluíram aprimoramentos na transmissão de imagens, que agora ocorre em tempo real, ao contrário da versão anterior que transmitia fotos estáticas. Além disso, foram feitos reforços nas pernas do veículo Vikram para assegurar uma aterrissagem mais suave. Dessa forma, a Índia se tornou a primeira nação a pousar no polo sul da Lua.

Objetivos da missão Chandrayaan-3

A missão Chandrayaan-3 transporta um módulo de aterrissagem chamado Vikram e um pequeno rover denominado Pragyan. Além disso, a ISRO informou que essa dupla tem o objetivo de explorar a superfície lunar durante um dia lunar, equivalente a cerca de 14 dias terrestres. Após esse período, os equipamentos encerrarão suas atividades devido à longa noite lunar.

O módulo de aterrissagem Vikram, com massa de aproximadamente 1,75 toneladas, carrega consigo o rover Pragyan, pesando 26 kg. Essa conquista marca um marco significativo na exploração lunar da Índia e contribui para o conhecimento científico global sobre o nosso satélite natural.

Leia mais:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo