Maior usina solar do estado de SP foi construída no telhado de uma empresa
A maior usina solar do estado de São Paulo (SP) foi construída no telhado da Udiaço, uma empresa de ferro e aço para construção civil.
A Sunning foi a empresa especialista em usinas de energia solar que fechou parceria com a Udiaço, a fim trazer a instalação de um dos maiores projetos de produção de energia alternativa.
A usina solar ficará no telhado da sede da Udiaço, em Carapicuíba, região oeste da Grande São Paulo, em uma área de mais de 4.300 m2.
A geração média de energia gerada é de 75.000 kwh por mês, enquanto a empresa tem um consumo de 85.887 kwh/mês, suprindo quase 90% do consumo da empresa.
Maior usina solar do estado de São Paulo foi implementada em 8 meses
O projeto ao todo levou cerca de oito meses para ser concluído, sendo implementado durante a pandemia e boa parte desse tempo foi devido ao licenciamento da Enel, que contava com uma equipe reduzida operando com restrições.
A usina exigiu um estudo de parametrização da subestação da Udiaço, a fim de realizar a correta conexão da usina com a rede elétrica da concessionária.
Além disso, com o estudo, também foi possível fazer uma automação para desligar os inversores, caso o gerador a diesel entrasse em ação.
Já a casa dos inversores, recebeu uma “ventilação especial” e renovação de ar que é acionado por um termostato, para remoção das cargas térmicas geradas.
Por fim, no projeto também foi incluido um sistema de monitoramento, que acompanha os resultados de produção de energia e avalia o retorno do investimento.
Retorno do investimento e economia
De acordo com Lucas Trevizan, diretor de marketing da Udiaço, a estimativa de economia para o primeiro era de cerca de R$ 350 mil.
Entretanto, com os recentes aumentos de tarifas e bandeiras (amarelas e vermelhas), além de outros fatores, essa economia deverá ser ainda maior.
Normalmente, o retorno do investimento na instalação ocorre entre 3 e 6 anos, mas costuma se pagar sozinho, devido a economia na conta de energia.
A Udiaço tem como expectativa o retorno de investimento conversador, em quatro anos e oito meses, levando em conta somente a bandeira verde tarifária no período.
Desafios enfrentados e execução
Segundo a Sunning, o projeto apresentou uma série de desafios, sendo o principal a instalação de grande porte dentro de um centro urbano.
Desse modo, diversas pessoas foram envolvidas no processo, e a empresa ficou em pleno funcionamento durante esse período.
Outro ponto destacado pela Sunning foi a fase de manutenção da unidade industrial, que funcionou normalmente durante todo período de implantação.
Houveram três fases principais, sendo eles:
- Projeto;
- Instalação.
- Homologação junto à concessionária.
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Udiaço