O avanço nas tecnologias de turbinas eólicas recebe uma contribuição marcante de Horst Bendix, um engenheiro aposentado de 92 anos de Leipzig, na Alemanha. Bendix apresenta um modelo inovador de turbina eólica que ele alega ser até três vezes mais eficiente que os modelos atuais.
Durante sua carreira como chefe de pesquisa na fabricante de máquinas pesadas Kirow, Bendix aplicou seu conhecimento em guindastes e escavadeiras de lignite. Agora, ele oferece uma proposta que pode revolucionar a geração de energia limpa, principalmente pela capacidade de utilizar ventos mais fortes e constantes a altitudes superiores a 200 metros.
A turbina projetada por Bendix se diferencia das convencionais. Em seu modelo, a estrutura da torre foi substituída por um tripé formado por uma coluna vertical e duas colunas de suporte. Além disso, não há mais um único gerador na parte superior da turbina. Em vez disso, vários geradores foram incorporados à base do sistema, recebendo a energia eólica por um sistema de correias.
Essas mudanças representam uma solução para os desafios enfrentados pelas turbinas tradicionais, especialmente as forças de flexão. Ao posicionar os geradores na base, a carga na torre é reduzida, proporcionando maior estabilidade e a possibilidade de alcançar alturas superiores, onde os ventos são mais fortes e consistentes.
Frank Zeulner, um especialista que trabalhou em vários parques eólicos, está otimista com a proposta de Bendix. Segundo ele, a nova turbina poderia gerar de 20 a 30 gigawatts-hora por ano, superando consideravelmente o desempenho das turbinas convencionais, que produzem cerca de dez gigawatts-hora.
Apesar da patente concedida à ideia de Bendix, um protótipo em tamanho real ainda não foi construído. Entretanto, as conversas com empresas e especialistas interessados em testar a proposta estão avançadas. Essa iniciativa promete trazer avanços significativos para o setor de energia limpa, oferecendo uma alternativa mais eficiente e estável na geração de energia eólica.
Leia mais:
- Turbina eólica portátil pode recarregar um celular em 20 minutos
- Projeto de “árvore solar” vai converter energia solar em elétrica em praças e ruas do ES
- ‘Apanhador de vento’: sistema de energia eólica flutuante promete eficiência 5 vezes superior
Fonte: De Olho na Engenharia