Um asteroide foi descoberto recentemente pela NASA, a empresa classificou o asteroide como um alerta para a humanidade, uma vez que ele está se aproximando da Terra, além de ter dimensões enormes. Ainda assim, esse assunto é discutível pelos cientistas, que estão em estado de alerta.
O asteroide se chama 2022 RM4, e tem mais de 740 metros de altura, o que é mais que 20 vezes o tamanho do Cristo Redentor. Dessa forma, uma colisão direta, com um objeto com essas dimensões, pode causar danos sérios para o planeta.
Confira: veja como essa usina hidrelétrica foi criada por engenheiros brasileiros
A que distância o asteroide está?
O 2022 RM4 está a cerca de 2,3 milhões de quilômetros do nosso planeta. Então, é uma distância pequena se considerarmos o tamanho do universo, pois é apenas 5 vezes a distância da Terra com a Lua. Porém, é longe o bastante para passar sem nenhum risco de colisão.
Há risco de colisão com a Terra?
Esse asteroide está perto o suficiente para se classificar como próximo e “perigoso”. Porém, essa frase pode ser mal interpretada, pois é difícil prever a rota dele, além de que ele ainda pode sofrer alteração de rota com a influência da gravidade.
Vídeo /Reprodução/ Canal Olhar Digital do YouTube
Ainda assim, colisões com outros corpos e asteroides na sua trajetória podem fazer com que ele mude bruscamente de rota, e faça vir em direção à Terra. Ainda assim, isso é improvável, então você não precisa se preocupar imediatamente, não será dessa vez que a Terra será atingida.
Se você quiser ler mais matérias como essa, confira mais redações em nosso site, onde comentamos mais sobre assuntos da astronomia e novidades do mundo da ciência que podem te surpreender. Não perca mais nenhuma matéria e fique por dentro!
Confira: fusca elétrico capaz de rodar até 100km gastando R$3,50 confira