Ícone do site Engenharia Hoje

Confira como acessar gratuitamente o observatório astronômico da Ufes

Confira como acessar gratuitamente o observatório astronômico da Ufes

Confira como acessar o observatório astronômico da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) de forma remota e gratuita.

O Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES) é o primeiro observatório astronômico com acesso remoto no país através de uma plataforma gratuita.

O lançamento da plataforma ocorreu na última quinta-feira (22), pelo Gaturamo Observatório Astronômico (GOA).

Como acessar o observatório astronômico da Ufes

Para conseguir acessar o telescópio da Ufes, o usuário deverá preencher um formulário no site do Gaturamo Observatório Astronômico.

Entre as informações requisitadas para enviar a solicitação, estão:

Com base na sua justificativa que selecionaremos os observadores remotos. Descreva o porque do interesse, quais o objetos deseja observar, qual a expectativa, quantidade de pessoas que estarão observando contigo, etc.

Campo de justificativa no formulário no site do GOA

Caso aprovado, após a análise, a pessoa receberá um retorno com o acesso para a plataforma através do e-mail que foi cadastrado durante o formulário.

Em seguida, confira uma imagem da plataforma divulgada pelo GOA:

O acesso às imagens do céu pode ocorrer pelo computador ou celular, sem a necessidade de instalar aplicativos. Basta ter uma conexão com a internet.

Saiba mais sobre o TeRES

O Telescópio Remoto do Espírito Santo (TeRES) foi desenvolvido para pessoas interessadas em astronomia, desde curiosos até estudantes, professores e pesquisadores.

Um dos objetivos do TeRES é possibilitar que estudantes possam desenvolver projetos em astrofísica e em astrofotografia.

Já os professores e pesquisadores interessados devem estimular o seu conhecimento científico através da plataforma remota lançada nesta última semana.

De acordo com Márcio Malacarne, coordenador do Gaturamo Observatório Astronômico, a iniciativa deve trazer inovações para um público mais amplo:

Neste primeiro momento, a ciência e a arte da astrofotografia estarão disponíveis.

Márcio Malacarne

Fonte: G1

Imagem em destaque: Foto/Reprodução GOA