As cores dos peixes geralmente variam do vermelho ao branco, passando pelo alaranjado. No entanto, é bastante incomum encontrar peixes com carne azul.
No Alasca, existe uma espécie de peixe conhecida como lingcod (Ophiodon elongatus), nativa da costa oeste da América do Norte e muito apreciada pelos pescadores locais. Embora seja considerada uma ocorrência rara, alguns indivíduos dessa espécie apresentam carne totalmente azul. Mas o que está por trás dessa curiosa variação?
Essa mudança de cor é resultado de fatores genéticos e até mesmo de pigmentos biliares. No caso do lingcod azul, embora a maioria seja encontrada com carne branca, há alguns peixes que exibem uma forte coloração azul.
De acordo com Tom Worthington, co-proprietário do Monterey Fish Market em San Francisco, essa peculiaridade pode estar relacionada a um pigmento biliar chamado biliverdina. No entanto, como esse pigmento atinge os tecidos ou por que apenas alguns peixes adquirem essa coloração ainda são questões sem resposta.
Worthington assegura que não há diferença de sabor entre os lingcods azuis e brancos e que a cor azul se transforma em branco durante o cozimento. Portanto, o peixe com carne azul é uma curiosidade genética que não afeta seu sabor após preparado.