Uma projeção que mostra imagens de famosas cidades do mundo inundadas devido ao aumento da temperatura foi realizada por pesquisadores do Climate Central, da Universidade de Princeton e do Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático.
O estudo foi publicado na Environmental Research Letters, onde mostra cenários em que o limite de aquecimento firmado no acordo de Paris (até 1,5 °C) foi mantido ou ultrapassado.
A projeção, segundo os pesquisadores, foi baseada na quantidade de dióxido de carbono (CO2) que é produzida por atividade humana já lançada na atmosfera.
Atualmente, a concentração de dióxido de carbono é 50% maior do que em 1800, o que elevou a nossa temperatura global 1,1 °C acima do normal.
Imagens de famosas cidades do mundo inundadas traz piores cenários
Segundo as projeções de risco realizadas, o pior cenário deverá ocorrer na Ásia, onde aproximadamente metade das populações de Bangladesh e do Vietnã sofreriam com a subida dos mares a longo prazo.
Outros países que devem sofrer com as inundações, são:
- China;
- Índia;
- Indonésia.
As principais projeções criadas vão até o final deste século, variando de meio metro a quase o dobro disto até o ano de 2100, mesmo com uma redução drástica nas emissões.
Isso é devido aos oceanos que devem continuar a aquecer mesmo após 2100, o que também irá acelerar ainda mais o derretimento das calotas polares.
A diferença está no tempo, uma vez que a concentração de CO2 irá perdurar durante muito tempo na atmosfera, elevando os níveis do mar em até quase 2 metros, em apenas 2 séculos ou mais.
Mesmo que o limite de aquecimento de até 1,5 °C seja cumprido, a elevação nos níveis dos oceanos em até 3 metros irá ocorrer, porém em menos tempo, dando tempo a humanidade para se adaptar a essas mudanças.
De acordo com as projeções realizadas pelos cientistas, até o ano de 2100, a Terra deverá atingir um aquecimento de até 2,7 °C, consequentemente elevando os mares em 6 a 9 metros.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Climate Central