O fenômeno ocorre por conta de uma galáxia anã, sagitário, com o movimento oscilatório, como se estivesse orbitando a Via Láctea. Isso chamou a atenção dos cientistas por estar gerando ondas fortes, capazes até mesmo de mover estrelas.
As ondas são causadas por impulsos gravitacionais. Isso quer dizer que a galáxia anã, quando passa mais próximo a certas regiões, acaba influenciando a gravidade de estrelas. Ainda assim, você pode ter certeza que o movimento está gerando muitas discussões.
Confira: qual a diferença entre grupos e canais no Telegram? Entenda aqui
Se você quiser saber mais sobre o assunto que é tema principal na astronomia nesses últimos dias, confira a redação de hoje. Então, vamos te mostrar detalhadamente o que são essas ondas e como elas influenciam outros astros.
Ondas na Via Láctea
Como você sabe, a Via Láctea tem um formato em espiral, que dita o movimento de estrelas e planetas dentro de uma órbita. Porém, recentemente descobriram que também há outra galáxia que passa próxima de uma órbita dentro da Via Láctea.
Leia também: WhatsApp vai acabar com os prints, entenda o motivo
Em suma, você pode entender o movimento como se ela fosse uma pedra, e nossa galáxia fosse uma piscina. Então, toda vez que essa pedra cai em nossa piscina, gera ondas de gravidade que afetam muitos corpos próximos, jogando eles para cima e para baixo.
Movimentos oscilatórios
Dessa forma, as estrelas mais próximas da “borda” de nossa galáxia têm seus movimentos afetados. Então, é como se elas estivessem indo para cima e para baixo por conta dessa força da gravidade.
No geral, cientistas estipulam que esse fenômeno aconteceu há mais de 8 bilhões de anos, e está acontecendo agora. Se você quiser ter mais notícias sobre esse assunto, continue acompanhando nossas redações e não perca mais nada! Aqui nós vamos te manter atualizado.
Confira: essa universitária brasileira criou uma garrafa onde torna qualquer água potável