A Airbus está trazendo a sua nova geração de carros voadores, com seu inovador CityAirbus NextGen, apresentado recentemente pela empresa.
Em 2019, a Airbus já havia apresentado dois protótipos, que funcionariam como um táxi voador urbano e elétrico, que inicialmente seria pilotado e eventualmente se tornaria autônomo.
Os modelos, conhecidos como CityAirBus e Vahana, realizaram ao todo 242 testes, totalizando ao todo 1000 km durante esses experimentos.
A empresa resolveu unir ambos em uma nova fase, trazendo o veículo similar ao Vahana (avião VTOL), porém no lugar de suas de suas asas rotacionarem entre a decolagem e o voo horizontal, apenas os motores rotacionam.
Nova geração de carros voadores da Airbus deverá trazer uso em massa
As informações divulgadas pela empresa informam um alcance limitado de apenas 80 km/h, enquanto conta com uma velocidade máxima de 120 km/h.
Além disso, também se trata de uma aeronave mais silenciosa, com o som limitado a 65 dB em voo cruzeiro e 70 dB durante a decolagem ou pouso (o equivalente ao som de uma conversa alta ou um aspirador de pó).
A Airbus pretende iniciar os testes de voo em 2023, enquanto a versão de certificação esperada deve ocorrer por volta de 2025.
De acordo com Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters, a subsidiária que está responsável pelo projeto, a missão da empresa é co-criar um mercado novo, capaz de integrar, de forma sustentável, a mobilidade aérea urbana enquanto respeita todas questões ambientais e sociais.
Segundo o executivo, a Airbus está convencida que os desafios são tanto sobre integração urbana, gerenciamento automatizado de tráfego aéreo, aceitação do público, quanto também sobre a tecnologia de veículos e modelos de negócios.
“O CityAirbus NextGen combina o melhor dos dois mundos com a nova arquitetura, atingindo o equilíbrio certo entre pairar e voar para a frente.”
Bruno Even
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Airbus