Ícone do site Engenharia Hoje

Empresa brasileira anuncia o desenvolvimento da primeira moto elétrica com tecnologia de Nióbio do mundo

Empresa brasileira anuncia o desenvolvimento da primeira moto elétrica com tecnologia de Nióbio do mundo

A empresa brasileira CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração), anunciou o desenvolvimento da primeira moto elétrica com tecnologia de Nióbio do mundo, em colaboração com a montadora americana Lightning Motorcycles. 

O objetivo é criar um modelo de moto elétrica comercial utilizando o metal nióbio, além de superar o recorde de velocidade em motos elétricas da própria Lightning. 

A moto elétrica deverá ficar mais leve através da aplicação do nióbio em diversas partes, para então se tornar a moto elétrica mais rápida do mundo. 

Segundo o CEO da Lightning Motorcycles, Richard Hatfield, a empresa está empolgada em trabalhar com a CBMM para inovar ainda mais as tecnologias do nióbio, que podem trazer benefícios em todos tipos de veículos. 

Atualmente, a Lightning Motorcycles é reconhecida por ser a pioneira na indústria da mobilidade elétrica e pelo aperfeiçoamento constante na produção de motos elétricas. 

Já a CBMM, é líder mundial na produção e comercialização de produtos feitos de Nióbio, cobrindo 80% da demanda mundial sozinha. 

Desenvolvimento da primeira moto elétrica com tecnologia de nióbio vem de parceria oficializada em janeiro 

 

A parceria entre as empresas foi oficializada em janeiro deste ano, e busca estimular as aplicações do nióbio dentro da indústria da mobilidade. 

Como resultado, ambas buscam criar um veículo de duas rodas 100% elétrico, que possui alta potência e alcance velocidade o suficiente para superar o recorde de velocidade em terra, ultrapassando os 400 km/h. 

De acordo com a gerente de Desenvolvimento de Mercado da CBMM, Mariana Perez de Oliveira, o nióbio pode oferecer diversas vantagens quando sua aplicação é feita em outros materiais, indo além da redução de peso do veículo. 

Ela relatou também que a parceria com a empresa norte-americana é de cunho estratégico, que servirá de plataforma para que uma série de testes sejam realizados a fim de verificar como a tecnologia pode ajudar no desempenho de veículos. 

Atualmente, o nióbio já conta com inúmeras possibilidades de aplicação na indústria automotiva, como: 

 

Fonte: Olhar Digital 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução CBMM