A uSky Transport lançou e testou um meio de transporte autônomo e “aéreo”, que tem como objetivo resolver o trânsito nas cidades.
A empresa construiu e inaugurou em junho um trilho de aço “nos céus”, para que veículos aéreos possam andar sem motoristas e em alta velocidade.
Essa linha de teste está localizada em Sharjah, cidade que faz fronteira com Dubai (nos Emirados Árabes Unidos), e conta com 400 metros.
Atualmente, o veículo em teste pode transportar até quatro passageiros e não conseguiu atingir a velocidade máxima de 150 km/h no teste.
Entretanto, segundo a empresa, uma rede em toda a cidade poderia suportar até 10 mil passageiros por hora em sua velocidade máxima.
Custo do transporte autônomo e “aéreo”
A uSky Transport afirmou que segundo os dados levantados, apenas um quilômetro de metrô pode custar até US$ 150 milhões para construir.
Já a sua inovação custaria aproximadamente US$ 10 milhões, além de também reduzir drasticamente as emissões de carbono.
Skypods
Os chamados “skypods” são cabines elétricas brancas com um interior luxuoso, com iluminação, música ambiente e janelas do chão ao teto.
Esses veículos costumam ser associados a monotrilhos ou teleféricos, e uma sócia associada da consultoria McKinsey & Company, Stephanie Haag, esclareceu algumas diferenças:
“Em um teleférico, você tem um carro e ele anda sempre na mesma velocidade. [Já nos sky pods], você pode usar muitas cabines diferentes naquela infraestrutura específica, feitas sob medida para viagens mais curtas em áreas urbanas ou para distâncias mais longas”.
Stephanie Haag
Futuros projetos
Um dos projetos da empresa é construir uma linha de 2,4 quilômetros ainda este ano em Sharjah, para que os veículos possam atingir velocidades mais altas.
Além disso, após confirmar que a linha de teste foi instalada e está funcionando de forma segura, o uSky recebeu a aprovação inicial para construir uma segunda linha ao redor da cidade costeira de Khor Fakkan.
A empresa, que também deseja ir ao mercado internacional, já recebeu o contato de outros países, como os Estados Unidos e o Canadá.
Os veículos devem estar operando oficialmente em 2024, e a uSky deve finalizar o primeiro contrato comercial até o final do ano, em Sharjah.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução uSky