Uma empresa da Letônia, na Europa, chamada Meredot está desenvolvendo um tapete que funciona como base para carregar scooters elétricas, através de uma tecnologia sem fios.
A Meredot desenvolveu todo o sistema de carregamento em seis meses, desde que construiu o seu primeiro protótipo de laboratório.
Atualmente, o tapete já está pronto para compra, sendo necessário entrar em contato com a empresa europeia através de um formulário em seu site.
Tapete que funciona como base para carregar e-scooters deve solucionar problemas de troca de baterias
Ao funcionar como uma base de carregamento sem fio para baterias das scooters elétrica, um dos problemas comuns do transporte urbano, a troca de baterias, pode ser solucionado.
Para a tecnologia funcionar, existem 3 pontos básicos, sendo eles:
- Parte de hardware (o próprio tapete);
- Um “receptor” instalado na scooter no local pela Meredot;
- O software.
O software permite ao operador ver diversos dados importantes, como quais e-scooters foram carregados, quando, quanto e entre outros dados.
A Meredot estima que em um futuro próximo, a plataforma possa ser utilizada para recarregar outros veículos e dispositivos elétricos, como cadeiras de rodas e bicicletas elétricas.
Benefícios da tecnologia
Para carregar a bateria da scooter, basta a posicionar em cima do tapete, em ângulos que vão de 10 a 15 cm com relação à posição da base.
Segundo a empresa, o tapete pode ser instalado em qualquer espaço público, diretamente na superfície ou até mesmo embaixo de um piso, funcionando sem ser afetada por:
- Neve;
- Chuva;
- Asfalto;
Além de lidar com temperaturas entre -30° a 50° Celsius, a tecnologia que conta com o carregamento sem fio por contato, também permite o carregamento pelo ar.
A transferência de potência para a bateria pode ocorrer a mais de 15 cm de distância, com uma eficiência de mais de 93%, e o tapete é compatível com todas as e-scooters populares que existem.
–
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Meredot