Cientistas criam uma bateria feita de areia que, consegue armazenar energia de fontes renováveis. Então vamos conferir como ela funciona. Com a matéria-prima barata, eles criam equipamentos capazes de armazenar energia gerada pelo calor do sol e pelo vento.
Armazenar a energia produzida a partir do sol e do vento. É um desafio maior do que imaginamos, entretanto, a boa notícia é que uma empresa da Finlândia afirma ter encontrado uma solução econômica: uma bateria gigantesca que estoca essa produção em forma de calor.
Confira: Máquina trabalha com um sistema de água potável super avançado
Então, essa bateria tem uma peculiaridade ela usa areia de construção em vez de lítio. Uma matéria-prima mais cara e com uma pegada ambiental expressiva. Portanto, para se ter, uma ideia da dimensão, cada unidade comporta cem toneladas de areia.
A primeira instalação comercial dessa bateria sustentável. Foi realizada na cidade de Kankaanpaa, na região oeste do país nórdico. Ela é conectada a usina elétrica de Vatajankoski, que, é responsável pelo sistema de aquecimento da cidade.
Um novo modelo de bateria
“Parece estranho, mas a areia é fácil e barata de se obter. E você consegue atingir altas temperaturas, cerca de 500 °C, enquanto com a água você só consegue chegar a 100 °C. É muito calor em um pequeno espaço”.
Disse à rede britânica. Pekka Passi, diretor administrativo da usina de Vatajankoski. Nesse novo modelo, depois que a energia renovável é gerada, parte dela entra na rede de distribuição, enquanto o restante é destinado à bateria.
Usando o aquecimento resistivo
Esse é um sistema, usado para esquentar a área, usando o aquecimento resistivo, (a mesma logica que faz os fogões elétricos funcionarem). Portanto, isso resulta em um ar quente, que circula pela areia por meio de um trocador de calor.
Então, quem já teve o desprazer de queimar a sola do pé na areia da praia sabe bem do seu potencial para armazenar calor. Segundo, os desenvolvedores da ideia a abateria de areia consegue manter a temperatura em 500 °C, por alguns meses.
Portanto, dessa forma as empresas podemos avançar, contra um dos obstáculos dessa tecnologia, ajudar a soluciona a necessidade do armazenamento de energia limpas. Desfrutando assim, de fontes como o sol e o vento.
Vale destacar, que além de geração de energia, por fontes naturais, ainda existe a grande vantagem do custo da produção. Então, essa produção é relativamente barata.
Casa autônoma é construída no estilo estufa: confira como funciona