Ícone do site Engenharia Hoje

Geração de energia com água do esgoto? Confira como essas baterias funcionam

Geração de energia com água do esgoto? Confira como essas baterias funcionam

Geração de energia com água do esgoto? Confira como essas baterias funcionam / Foto /Reprodução/ Portal De Olho Na Engenharia

A geração de energia vem ganhando novos métodos para tornar a sustentabilidade mais eficiente no mundo. Além disso, os serviços permitem uma qualidade de vida melhor, pelos planos que a ciência desenvolve. 

No entanto, os pesquisadores de um laboratório de São Paulo descobriram ser possível transformar a água de esgoto em energia. Ou seja, o processo permitirá separar os resíduos para criar eletricidade.

Confira: aviões supersônicos chegarão a American Airlines, confira essa aquisição

Então, conheça a seguir como o projeto funcionará, quais serão os benefícios e como o método poderá contribuir para o meio ambiente. Veja, também, qual é a proposta da nova forma de criar energia elétrica. 

Como é a geração de energia pelo esgoto?

O projeto foi desenvolvido por cientistas do Laboratório de Saneamento e Tecnologias Ambientais (LabSanTec), da Universidade de São Paulo (USP). Para tanto, a equipe criou uma célula que usa o esgoto para a geração de energia.

Com isso, o grupo de pesquisadores se concentram em seis unidades do laboratório, que apresentam uma potência de 48W por metro cúbico de volume do sistema. Dessa forma, os cientistas pretendem melhorar a atuação do novo método. 

Leia também: inovação, criação de concreto com borracha de pneus velhos confira

Como funcionará o projeto para criar eletricidade?

Para esse novo projeto, que já foi até solicitado uma patente, o processo é bem-parecido com o sistema de vinhaça, para a produção de etanol. Entretanto, os pesquisadores isolaram os materiais sintéticos e as bactérias eletrogênicas. 

Contudo, o projeto também poderá beneficiar as indústrias de produção do etanol e trará um equilíbrio para a redução de resíduos no meio ambiente. No entanto, as estações de tratamento serão mais eficazes.

Será aplicado nos esgotos das grandes cidades, a criação de um sistema inovador para a geração de energia. Dessa forma, a eletricidade será menos desperdiçada. 

Confira: peixe brilhante com capacidade anticongelante é visto na Groenlândia, veja