Um jovem de 23 anos criou um carro elétrico com painéis solares na Rússia, e viralizou na internet com o veículo que utiliza materiais reciclados.
A invenção do carro elétrico, batizado de “Dark Phase”, pertence ao jovem Nikita Poddubnov, que também desenvolveu o veículo com uma interessante conectividade.
O Dark Phase deverá ser posto “à prova” em uma viagem para a China, porém o modelo ainda está certo atualizado com outras configurações.
“O chassi do carro é totalmente caseiro, feito de alumínio para deixar tudo o mais leve possível. As rodas foram retiradas de scooters chinesas. Essa parte das rodas traseiras foi substituída por um motor elétrico de um quilowatt de potência”
Nikita Poddubnov
Jovem de 23 anos criou o veículo com R$ 14 mil
Para que Poddubnov pudesse construir o carro, foram necessários o equivalente a R$ 14 mil ao todo para ser produzido, utilizando motores elétricos simples e também rodas de scooters chineses.
Por enquanto, o veículo pesa apenas 150 kg e conta com painéis solares em todas as superfícies, sendo que cada painel é de 200 watts.
Assim como os carros elétricos tradicionais, quando não está recarregando com a própria luz solar, é preciso carregar o Dark Phase na tomada.
De acordo com o jovem, o modelo conta com uma autonomia considerável, sendo capaz de rodar por seis horas em velocidades de até 30 km/h.
Dark Phase conta com aplicativo próprio
Poddubnov até mesmo desenvolveu um aplicativo próprio para o Dark Phase, a fim de comandar algumas funções de seu veículo de forma 100% remota, como acender as luzes.
“Aqui estão faróis, velas e tudo mais. Tive preguiça de instalar botões para tudo isso, e resolvi fazer todos os botões na tela do celular e, com isso, economizar tempo e dinheiro”
Nikita Poddubnov
Todo o projeto do jovem está sendo documentado com fotos e também com vídeos, a fim de mostrar a evolução do projeto.
No entanto, ainda deverá levar um certo tempo para que o modelo esteja pronto para viajar para a China, ou até mesmo para andar nas ruas.
O veículo elétrico criado pelo jovem de 23 anos provavelmente terá que ser homologado, uma vez que deverá circular nas ruas sem comprometer a segurança tanto do condutor quanto de terceiros.
Fonte: Carros/iG
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Nikita Poddubnov