O mundo dos carros elétricos (EVs) está prestes a ser transformado com a introdução de um novo carregador sem fio, prometido como o mais rápido já desenvolvido. Enquanto os carregadores sem fio já são uma realidade para dispositivos menores como smartphones, eles ainda não haviam alcançado eficiência no mercado automotivo. Isso está mudando.
Tecnologia existente e suas limitações
A transferência de energia sem fio para carros elétricos funciona através da interação entre campos eletromagnéticos, uma abordagem que, até recentemente, oferecia uma capacidade limitada de potência. Isso resultou em carregamentos mais lentos, inadequados para a demanda de energia dos EVs. Atualmente, um dos sistemas mais avançados disponíveis é o da Hevo, oferecendo 12 kW de potência, que permite carregar cerca de 67 km de autonomia por hora.
Avanço significativo: o novo carregador
O Oak Ridge National Laboratory, nos Estados Unidos, está mudando o jogo com seu novo carregador sem fio. Este dispositivo promete uma transferência de energia até oito vezes mais rápida que os sistemas existentes, com a capacidade de recarregar 50% da bateria de um EV em apenas 20 minutos. Testado em um Hyundai Kona EV, o carregador mostrou-se capaz de fornecer 100 kW de potência com uma eficiência impressionante de 96%, quase igualando o desempenho de carregamentos com fio.
Para que essa tecnologia revolucionária se torne viável no mercado, é necessário um esforço conjunto das montadoras de veículos para integrar as bobinas receptoras que permitem essa transferência de energia. Essa interação entre carregador e veículo sem fio é essencial para o sucesso da tecnologia. A Tesla já deu os primeiros passos, anunciando investimentos nesse tipo de carregamento, sinalizando uma possível tendência para o futuro da indústria.
Um futuro promissor
Com a promessa de carregar metade da bateria de um EV em menos de 20 minutos, essa nova tecnologia de carregamento sem fio tem o potencial de mudar drasticamente a experiência dos usuários de carros elétricos. Embora sua implementação em larga escala dependa da adaptação das montadoras e da construção de uma infraestrutura compatível, o caminho está sendo pavimentado para uma nova era de conveniência e eficiência no carregamento de veículos elétricos.
Leia mais:
- Americanos se arrependem de ter comprado carros elétricos, diz pesquisa
- Bateria de areia aquecerá cidade na finlândia
- Nova bateria para carros elétricos carrega mais rápido e dura mais
Fonte: Olhar Digital