Você já sabe como uma jaqueta pode te manter aquecido no frio, certo? E que existem tecidos que ajudam mais ou menos nesse processo. Os pesquisadores buscavam melhorar esse controle de temperatura em roupas, mas muitos experimentos resultavam em roupas volumosas demais.
Agora, cientistas da Universidade de Nankai, na China, criaram algo inovador: um tecido de microfibras, chamado de meta-tecido, capaz de controlar a temperatura do corpo o dia todo, mesmo com variações externas.
Segundo o estudo, publicado na revista Science, o segredo está na combinação de células solares flexíveis com tecnologia eletrocalórica, integradas ao tecido. Isso permite que a roupa se ajuste às mudanças climáticas, esquentando ou esfriando conforme necessário.
Testes mostraram respostas rápidas às mudanças de temperatura. Por exemplo, essas roupas puderam diminuir a temperatura da pele em até 10,1 °C em locais quentes e aumentar em 3,2 °C em lugares frios. Além disso, elas mantiveram a temperatura da pele entre 32 e 36 °C, mesmo com mudanças externas entre 12,5 e 37,6 °C.
Essa tecnologia representa um grande avanço na criação de roupas reguladoras de temperatura alimentadas por energia solar. São compactas e perfeitas para uso diário, além de proporcionarem conforto térmico ao corpo.
Leia mais:
- Robô Optimus da Tesla surpreende em novo vídeo; veja
- Torre de bambu é invenção capaz de matar a sede em países subdesenvolvidos
- Microcélulas solares: avanço revolucionário na fabricação de células fotovoltaicas
Fonte: Olhar Digital