Uma startup espanhola chamada Novameat está desenvolvendo um bife vegetariano impresso em 3D desde 2018.
A inovação deverá ser comercializada já no ano que vem (2022), para aproveitar a demanda por alternativas de produtos baseados em animais.
A empresa levou a sua impressora 3D, responsável por produzir os bifes, na Mobile World Congress (MWC), uma feira de telecomunicações que ocorre em Barcelona.
Para a surpresa de muitos que experimentaram os bifes impressos, a criação é surpreendente:
“Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima”
Ferran Gregori
Bife vegetariano impresso em 3D será vendido aos consumidores
De acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos, os bifes devem ser vendidos diretamente aos consumidores.
Além disso, a Novameat também deverá vender seu bife vegetariano para restaurantes que estão interessados em produtos baseados em plantas.
Um dos objetivos da empresa, segundo o de desenvolvimento de negócios, está em recriar as fibras musculares da carne animal.
No entanto, essa “recriação” deve utilizar apenas ingredientes 100% produzidos a partir de plantas.
Produção do alimento
A Novameat utiliza a tecnologia 3D para primeiramente testar receitas, ao acrescentar ingredientes por meio de cápsulas.
De acordo com 3DPrinting.com, a impressora 3D utiliza também seringas de pastas de proteína vegetal, para criar os simulacros de bife e frango.
Esse método de produção, em que as receitas são testadas anteriormente, é mais barato que a produção em massa, segundo Campos.
Logo após o modelo ser “bem-sucedido”, então a produção em uma escala mais ampla começa, realizada em máquinas maiores que não utilizam a tecnologia 3D.
Segundo o diretor, essa produção em maior escala, em máquinas maiores, conta com um volume de produtos por hora de até 500 quilos.
Fonte: R7, The Spoon e Novameat
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Novameat