Ícone do site Engenharia Hoje

Startup desenvolve bife vegetariano impresso em 3D que vai te surpreender

Startup desenvolve bife vegetariano impresso em 3D que vai te surpreender

Uma startup espanhola chamada Novameat está desenvolvendo um bife vegetariano impresso em 3D desde 2018.

A inovação deverá ser comercializada já no ano que vem (2022), para aproveitar a demanda por alternativas de produtos baseados em animais.

A empresa levou a sua impressora 3D, responsável por produzir os bifes, na Mobile World Congress (MWC), uma feira de telecomunicações que ocorre em Barcelona.

Para a surpresa de muitos que experimentaram os bifes impressos, a criação é surpreendente:

“Não tem a característica de um bife tradicional, mas fiquei surpreso positivamente porque não esperava que a textura seria tão próxima”

Ferran Gregori

Bife vegetariano impresso em 3D será vendido aos consumidores

De acordo com o diretor de desenvolvimento de negócios, Alexandre Campos, os bifes devem ser vendidos diretamente aos consumidores.

Além disso, a Novameat também deverá vender seu bife vegetariano para restaurantes que estão interessados em produtos baseados em plantas.

Um dos objetivos da empresa, segundo o de desenvolvimento de negócios, está em recriar as fibras musculares da carne animal.

No entanto, essa “recriação” deve utilizar apenas ingredientes 100% produzidos a partir de plantas.

Produção do alimento

A Novameat utiliza a tecnologia 3D para primeiramente testar receitas, ao acrescentar ingredientes por meio de cápsulas.

De acordo com 3DPrinting.com, a impressora 3D utiliza também seringas de pastas de proteína vegetal, para criar os simulacros de bife e frango.

Esse método de produção, em que as receitas são testadas anteriormente, é mais barato que a produção em massa, segundo Campos.

Logo após o modelo ser “bem-sucedido”, então a produção em uma escala mais ampla começa, realizada em máquinas maiores que não utilizam a tecnologia 3D.

Segundo o diretor, essa produção em maior escala, em máquinas maiores, conta com um volume de produtos por hora de até 500 quilos.


Fonte: R7, The Spoon e Novameat

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Novameat