A energia elétrica é algo que, caso seja monopolizado, acaba sendo muito caro e pouco acessível para muitas pessoas. Dessa forma, para resolver esse problema, a empresa Idérnegie criou uma turbina hidrocinética portátil e compacta, capaz de gerar energia elétrica.
Essa turbina, portanto, pode transformar uma corrente de água em energia elétrica, com um sistema de motores e turbinas. Então, ela funciona de forma parecida com as usinas hidrelétricas, porém muito mais barato, menor e sem causar danos ao meio-ambrite.
Confira: asteroide enorme se aproxima da Terra, confira as suas dimensões
Turbina hidrocinética da Idérnegie
A turbina da Idérnegie consegue converter a correnteza de um rio em energia elétrica sem danificar ou influenciar na vida marinha. Sendo assim, ela se tornou uma forma energia renovável muito barata, o que pode ajudar regiões mais afastadas sem acesso à energia.
Como ela funciona?
A turbina hidrocinética da Idérnegie funciona como uma usina hidrelétrica. Ou seja, ela usa a correnteza da água para girar turbinas e carregar baterias para serem usadas depois. Porém, com o diferencial de não precisar de barragens, afetando a vida marinha.
Leia também: veja como essa usina hidrelétrica foi criada por engenheiros brasileiros
Dessa forma, o aparelho vai funcionar 24 horas por dia, recarregando as baterias que transformam a energia contínua em alternada. Assim, o aparelho pode gerar até 12kWh, o bastante para manter luzes, geladeira ou TV ligadas o dia inteiro.
Porém, essa turbina depende da força e velocidade da correnteza, o que não deixa ela viável em lugares mais secos. Ainda assim, é uma ótima opção para expandirmos as formas de energia no Brasil.
Então, se você quiser receber mais matérias como essa, continue acompanhando nosso site, onde falamos sobre assuntos como esse. Assim, você não vai perder nenhuma novidade do mundo da tecnologia e dos mais diversos assuntos.
Confira: painel solar transparente? As janelas agora vão gerar energia