A Volkswagen anunciou um carregador de carro sem fio, capaz de abastecer 80% da bateria desses veículos elétricos em apenas 10 minutos.
A marca se aliou a Oak Ridge National Laboratory (ORNL) e à Universidade do Tennessee para aperfeiçoar os modelos de carros elétricos, através desse novo sistema de carregamento.
Entre os principais objetivos, está minimizar as perdas e aumentar a velocidade de carregamento rápido e sem fio para as novas baterias de seus veículos.
O levantamento do que precisaria ser aperfeiçoado foi feito através do Volkswagen Group of America’s Innovation Hub Knoxville.
Carregador de carro sem fio teve velocidade máxima de recarregamento aumentada
A parceria entre as empresas já resultou em um aumento na velocidade máxima de recarregamento, através de um carregador sem fio.
O resultado foi de 6,6 kW para o valor de 120 kW, porém esse número deverá ser expandido muito mais, até o objetivo final da Volkswagen, de 300 kW.
Caso esse valor de 300 kW seja atingido, essa estimativa seria capaz de carregar um Porsche Taycan, que possui bateria de maior capacidade, carregando 80% em apenas 10 minutos.
No entanto, essa realidade ainda não foi atingida pela empresa, e nem é possível assegurar que esse resultado será possível, devido as diversas perdas no decorrer do desenvolvimento.
A ORNL afirmou que durante os testes realizados, a eficiência obtida foi de até 98%, enquanto os 2% restantes de energia transmitida por meio da base sem fio foram totalmente desperdiçados.
Parceria demonstra tecnologia de carregamento sem fio da ORNL
De acordo com o diretor do Laboratório de Ciência e Tecnologia de Energia da ORNL, Xin Sun, a equipe está tendo um grande prazer em trabalhar nessa parceria.
Um dos motivos é a demonstração da poderosa e ultra-eficiente tecnologia de carregamento sem fio desenvolvida pela Oak Ridge National Laboratory, através de uma grande marca agregada.
Além disso, o diretor também citou o design de bobina eletromagnética multi-fase e eletrônica de energia, que conta com um alto potencial de transferir altos níveis de energia.
Mesmo possuindo esse alto potencial, o sistema ainda é totalmente compacto, sendo uma grande diferença em comparação as tecnologias atuais.
Por fim, Sun também afirmou que a equipe se concentrará no sistema de carregamento sem fio e em um sistema de desenvolvimento de componentes, feitos a partir de fibras vegetais.
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Volkswagen