Acidente na SpaceX causa explosão de tanque durante abastecimento de nitrogênio, confira
Ocorreu um acidente na SpaceX que resultou na explosão de um tanque de testes durante o abastecimento de nitrogênio, onde o tanque explodiu após ser pressurizado.
O acidente ocorreu nas próprias instalações da empresa, localizada em Boca Chica, no Texas, e foi registrada por um observador que estava no local no momento da explosão.
Em seguida, confira o vídeo que registrou o momento exato do acidente:
The GSE-4 test tank has popped!https://t.co/YhZS6pd0Ec pic.twitter.com/lrbzbbJkYI
— Michael Baylor (@nextspaceflight) January 18, 2022
A explosão foi no tanque denominado “GSE-4”, que após ser abastecido com o nitrogênio líquido, foi pressurizado em seguida e explodiu, gerando uma grande nuvem de nitrogênio no local.
Acidente na SpaceX pode não ter sido acidental
Nas imagens que foram registradas, é possível observar que há veículos estacionados perto do local em que ocorreu a explosão, próximo também de alguns equipamentos.
Como a área em que o tanque explodiu não foi evacuada, diversas pessoas questionaram se o “acidente” teria sido realmente acidental.
Isto é, poderia se tratar de um procedimento intencional em que a SpaceX resolveu testar o tanque (que já era de testes), e descobrir sobre até onde a estrutura poderia resistir.
Normalmente, tanques desse mesmo tipo são utilizados para testes de integridade do material que os formam, que com o passar do tempo, são utilizados na construção de foguetes.
Além disso, essa não é a primeira vez que um “acidente” como esse ocorre com os tanques da SpaceX, como um caso muito lembrado de 2020.
Na época, o tanque chamado SN7.1 passou por um teste de pressurização, onde, durante o procedimento, foi preenchido também com nitrogênio líquido a baixíssimas temperaturas e explodiu após algum tempo.
Na ocasião de 2020, o teste tinha como objetivo principal verificar os limites da estrutura e também demonstrar as interações que podem ocorrer com o Starship, que precisa aguentar certas condições para realizar voos tripulados em segurança.
–
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução SpaceX