No estado de São Paulo (SP), os carros elétricos, híbridos e usados devem ficar mais baratos no ano que vem, devido à redução do ICMS, anunciado pelo governador João Dória.
O ICMS é o “Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços”, que deverá ser reduzido somente para alguns setores do estado, a partir de janeiro de 2022.
Entre os setores beneficiados com esse pacote fiscal estão os carros elétricos, híbridos e usados, além de outros veículos como ônibus e caminhões.
Carros elétricos, híbridos e usados: conheça as suas reduções
De acordo com o governador, os ônibus, caminhões e veículos elétricos híbridos terão o ICMS reduzir de 18% para de 14,5%, enquanto os carros usados, que tiveram um aumento no início deste ano, deverão ter seu ICMS reduzido de 3,9% para 1,8%.
A redução do imposto foi possível devido à recuperação econômica do estado, que foi um dos menos afetados durante o período da pandemia.
A administração do governador anunciou que as reduções devem gerar um impacto estimado de R$ 3 bilhões na arrecadação.
No entanto, esse valor deverá ser recompensado com um aumento das vendas no setor automotivo em todo o estado de São Paulo.
No caso dos veículos elétricos atingidos, é esperado que haja também algum decréscimo no valor, pois normalmente seu preço considera sua pouca demanda e alta tecnologia embarcada.
Último aumento de ICMS do estado de São Paulo
O último aumento do imposto no estado ocorreu em abril deste ano, e foi um grande responsável por fazer com que os carros chegassem a custar quase R$ 2 mil a mais em São Paulo, em comparação a outros estados.
Além disso, também ocorreu a escassez de semicondutores, também responsável pelo aumento do preço de veículos usados e seminovos em todo país.
Imagem em destaque: Foto/Reprodução freepik