Confira as primeiras imagens reais do ‘carro voador’ da Embraer
A Eve Air Mobility, uma divisão da Embraer focada em veículos aéreos urbanos, também conhecidos como “carros voadores”, revelou as primeiras imagens de seu protótipo eVTOL.
As imagens mostram o veículo, que é produzido em Taubaté, São Paulo, com uma elegante combinação de preto e detalhes verdes. Embora os detalhes técnicos não tenham sido amplamente divulgados, as imagens sugerem um design moderno e futurista.
Progresso e planos futuros
Segundo Johann Bordais, CEO da empresa, o desenvolvimento do eVTOL está progredindo bem, com a montagem do primeiro protótipo em estágio avançado e os testes de voo programados para começar em breve.
A empresa já conta com quase três mil encomendas do veículo, provenientes de diferentes setores, incluindo operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
A expectativa é que os carros voadores da Eve comecem a operar comercialmente até o final de 2026.
Confira abaixo o vídeo divulgado:
Características e desempenho
O modelo EVE-100, especificamente, foi projetado com oito hélices para decolagens e pousos verticais e um motor elétrico para propulsão horizontal, garantindo um deslocamento eficiente tanto no ar quanto no solo.
Com uma autonomia de 100 quilômetros, ele se adequa perfeitamente para o uso como táxi aéreo urbano. Além disso, a empresa simulou um trajeto em Miami, onde o percurso que normalmente levaria 45 minutos de carro, poderia ser feito em apenas 15 minutos pelo EVE-100, sem emissão de CO2.
Capacidade e rota
O veículo pode transportar até cinco pessoas, incluindo o piloto, e operará em rotas pré-definidas, com pousos e decolagens em aeroportos e ventiportos especializados.
A Eve planeja realizar os primeiros testes de voo em 2024, abrangendo cidades no Brasil e nos Estados Unidos.
Leia mais:
- Lecar Model 459: conheça o novo carro elétrico brasileiro
- Japão desenvolve o primeiro dispositivo 6G do mundo, 20 vezes mais rápido que 5G
- Novo submersível de luxo oferece viagem subaquática de primeira classe
Fonte: Olhar Digital