Ícone do site Engenharia Hoje

Empresa brasileira está desenvolvendo ônibus elétrico de dois andares com autonomia de 402 km

Empresa brasileira está desenvolvendo ônibus elétrico de dois andares com autonomia de 402 km

A empresa brasileira Agrale está desenvolvendo um ônibus elétrico de dois andares junto a Equipmake, empresa britânica especialista em eletrificação de veículos comerciais.

O ônibus conta com uma autonomia de 402 km em uma só carga, sendo considerado um alcance “líder mundial” nesse setor.

A parceria também abrange a fabricante de carrocerias espanhola Beulas, sendo a programação para ser construída em uma nova fábrica antes dos testes, no início de 2022.

Ônibus elétrico de dois andares está baseado no ZED

O ônibus foi tanto projetado quanto fabricado pela empresa espanhola baseado no Zero Emission Drivetrain (ZED) da Equipmake, e seu sistema patenteado de aquecimento e resfriamento.

Como resultado de um aquecimento e resfriamento muito eficiente, o ZED é mantido em uma temperatura operacional ideal.

O veículo deverá ser construído em uma nova fábrica em Norfolk, e irá contribuir para a transição para ônibus com emissões zero, compromisso do governo do Reino Unido.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou recentemente que todos os novos ônibus encomendados para a cidade serão com emissões zero.

Desse modo, os ônibus de dois andares devem ser encomendados no próximo ano e meio, sendo:

Quando todos os ônibus forem entregues, a frota dos veículos da agência será aproximadamente 50% elétrica.

Saiba mais sobre o Jewel E ZED

A empresa brasileira e a Equipmake atuam juntas no fornecimento de ônibus elétricos para Buenos Aires desde 2019, e a criação do Jewel E ZED traz benefícios de ambas empresas.

O chassi do barramento Jewel E ZED traz o motor HTM 3500 da Equipmake, com um torque máximo de 3.500 Nm a apenas 1.000 rpm.

Além disso, traz uma potência máxima de 400 Kw. Já a sua energia vem de uma variedade de baterias de íon de lítio disponíveis até 543 kWh, que são especificadas pelo cliente.


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Equipmake