A ZEVA Aero é uma startup norte-americana que iniciou recentemente os testes com o eVTOL elétrico que é capaz de transportar um passageiro a 260 km/h.
Essa startup realizou o desenvolvimento junto a pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (WSU), e já testaram diversos componentes da aeronave.
A aeronave decola e pousa na vertical, sendo considerada uma aeronave elétrica (eVTOL), porém leva apenas um passageiro por vez.
De acordo com executivos da ZEVA, o protótipo ainda deverá passar por experimentos em escala menor, e também deverá ter seus investimentos ampliados para sua produção em escala industrial.
Segundo o professor de engenharia mecânica, Konstantin Matveev, os veículos devem se tornar realidade dentro de cinco a dez anos.
eVTOL elétrico deverá ser usado em missões de resgate
Uma das possibilidades é utilizar o primeiro modelo funcional em missões de resgate, além de ter seu uso para serviços de emergência, que ocorrem diariamente.
Inicialmente, o modelo que atinge até 257 km/h de velocidade máxima, deverá ter uma autonomia suficiente para percorrer apenas 80 km.
A ZEVA destacou que o sistema de voo funciona assim como o de um helicóptero, onde paira inicialmente durante a decolagem, e após se inclina na horizontal para aproveitar o arrasto reduzido, assim como os aviões.
Futuro do projeto
Os engenheiros devem intensificar os testes com o sistema de propulsão da aeronave em laboratório nos próximos meses.
Deverá ser utilizado um programa de modelagem computacional para realizar a intensificação desses testes, a fim de medir o torque e a eficiência do motor.
Assim, será simulado o fluxo de ar ao redor das hélices antes de colocar o protótipo em uma situação real de voo, onde é posto um piloto humano para funcionar.
Segundo Matveev, ainda será preciso otimizar o impulso vertical e o controle da aeronave, com objetivo de garantir uma experiência de voo com total segurança.
Fonte: Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução ZEVA Aero