CuriosidadesNotícias
Estação Espacial está com dias contados
Após quase 25 anos em órbita, a Estação Espacial Internacional (ISS) está se aproximando do fim de sua missão. A Rússia planeja deixar o laboratório espacial em 2028, e até 2030, os Estados Unidos e outros países encerrarão suas operações na ISS. Nesse período, estão sendo elaborados planos para retirar a estação de órbita e fazê-la reentrar na atmosfera terrestre.
Detalhes da ISS:
- A ISS foi lançada em novembro de 1998 e conta com o apoio de agências espaciais dos Estados Unidos, Rússia, Canadá, Europa e Japão.
- Localizada a cerca de 400 quilômetros de altitude, a estação completa quase 16 órbitas ao redor da Terra por dia.
- Mais de 230 pessoas de 18 países diferentes já visitaram a ISS.
Desafios da retirada:
- Soluções anteriores para a retirada da ISS da órbita mostraram-se inviáveis devido ao seu grande peso (mais de 100 toneladas) e ao risco de danos durante a manobra.
- Utilizar a espaçonave de carga Progress das Roscosmos para empurrar a ISS para a atmosfera terrestre também não é uma opção eficaz.
Plano da NASA:
- A NASA propôs que empresas americanas privadas desenvolvam um Veículo de Deórbita dos Estados Unidos (USDV) para empurrar a ISS de forma controlada.
- Essa nova nave pode ser uma modificação de um modelo existente ou um design completamente novo.
- As empresas receberão financiamento para cobrir os custos de desenvolvimento, produção, testes e implantação do projeto.
- O USDV terá uma única oportunidade para empurrar a ISS para a atmosfera terrestre, tornando a precisão e a confiabilidade essenciais.