Nos Estados Unidos, na cidade de Oakland, a empresa FirstElement Fuels abriu a primeira estação de abastecimento de hidrogênio em grande escala dedicada a caminhões pesados.
Este novo posto promete revolucionar o abastecimento, sendo capaz de encher um tanque inteiro em apenas 10 minutos. O local escolhido para o posto é estratégico, situado próximo ao porto de Oakland, um dos maiores pontos de logística da região.
Funcionamento e capacidade
O posto utiliza bombas que permitem o rápido abastecimento dos veículos, com a capacidade de atender até 200 caminhões por dia.
Atualmente, caminhões da Hyundai e da Nikola são frequentemente abastecidos nessa estação. Durante a inauguração, que contou com a presença de figuras importantes do setor de transporte e energia limpa, foi destacada a importância desse avanço para o futuro da sustentabilidade nos transportes.
Desafios e perspectivas futuras
Embora o hidrogênio seja visto como uma opção promissora para combustível limpo, enfrenta desafios como a necessidade de uma infraestrutura adequada e os altos custos associados.
A produção de hidrogênio ainda envolve o uso de metano, que é prejudicial ao meio ambiente. No entanto, a FirstElement Fuels afirma que seu hidrogênio é majoritariamente “verde”, com mais de 60% proveniente de fontes renováveis, através de um processo que mistura biogás com gás natural para reduzir a emissão de poluentes.
Tecnologia envolvida
O rápido abastecimento é possível graças a uma bomba desenvolvida pela Bosch, que utiliza resfriamento criogênico. No entanto, essa tecnologia, embora eficaz, é intensiva em energia, o que pode comprometer a eficiência energética do processo como um todo, especialmente considerando os crescentes custos de energia.
Leia mais:
- Finlândia inova com armazenamento de energia térmica gigante
- Noruega construirá os maiores navios movidos a hidrogênio do mundo
- Maserati revela primeiro carro elétrico conversível de luxo
Fonte: Olhar Digital