A Fiat anunciou a data em que irá começar a vender apenas carros elétricos, durante uma reunião sobre seus resultados financeiros do ano anterior (2021).
A marca confirmou que a venda de apenas carros elétricos começará a partir de 2027, sendo uma data para eliminar os veículos a combustão antes do esperado.
No material que foi revelado pela montadora italiana, há diversos lançamentos eletrificados que devem chegar em breve em toda linha da Stellantis, incluindo marcas como a:
- Peugeot;
- Citroen;
- DS;
- Maseratti;
- Jeep;
- Dodge;
- RAM;
- Opel.
Atualmente, há apenas um carro de passeio elétrico na gama da Fiat, o Fiat 500e, considerada uma versão “zero emissão” do famoso compacto premium da marca que é vendida no Brasil por a partir de R$ 255.990.
Modelos elétricos como o Peugeot e-208 GT também já estão sendo trabalhadas pelo grupo Stellantis, do qual a empresa faz parte.
Apesar da data em que irá começar a vender apenas carros elétricos, há lançamentos já para 2023
A Fiat atualmente dispõe de apenas mais um modelo de passeio garantido para o ano que vem (2023), sugerindo que os lançamentos de novos modelos devem vir posteriormente.
O conceito do “Centoventi” seria como um sucesso elétrico do Uno, segundo rumores que indicam que pode ser esse o próximo carro zero emissão a ser lançado pela Fiat.
Na última semana, a marca italiana também deu um passo adiante na eletrificação de sua linha com a chegada da versão híbrida-leve do Fiat Tipo SW, uma perua derivada do Tipo padrão europeu.
Mercado brasileiro e Fiat
No Brasil, a Fiat foi a líder de mercado em 2021 e segue na mesma posição neste ano, sendo seu único modelo 100% elétrico também disponibilizado no Brasil.
Em termos de eletrificação para os próximos anos, apenas carros do grupo Stellantis foram confirmados o mercado brasileiro, como as versões híbridas plug-in dos Jeep Renegade e Compass e o próprio Peugeot e-208 GT.
–
Fonte: Canaltech e Inside EVs
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Stellantis