Incêndio em um depósito britânico foi causado por robôs autônomos
Um incêndio em um depósito de Londres foi causado por robôs autônomos da empresa Ocado, que pertence ao setor de supermercados.
O incêndio, que ocorreu no último fim de semana, foi causado devido a colisão entre três robôs que trabalhavam no armazém.
Foram necessários 100 bombeiros, que levaram cerca de 12 horas para combater todo o fogo causado pelos três robôs.
Aproximadamente 800 funcionários tiveram que evacuar o local, porém ninguém foi ferido e o dano foi limitado a uma pequena seção do depósito.
Função dos robôs que causaram o incêndio em um depósito
Apesar do supermercado possuir um sistema de controle de tráfego interno, que é responsável por coordenar os movimentos dos robôs, o acidente ocorreu devido a uma falha na tecnologia.
As principais funções dos robôs que se colidiram era selecionar os artigos que foram vendidos e então os organizar em caixas.
Essas caixas, posteriormente, seriam recolhidas e então enviadas aos clientes que realizaram a compra online.
+ 150 mil pedidos por semana
A utilização dos robôs na logística permite a rede de supermercado entregar mais de 150 mil pedidos por semana.
Em comparação aos funcionários humanos, os robôs não só atendem mais pedidos, como também realizam essas atividades em uma velocidade maior.
Problemas pelo incidente
Milhares de pedidos foram cancelados ou atrasados, transferidos para outra rede da Ocado para posterior entrega aos clientes.
Alguns analistas preveem que o ocorrido também poderá causar danos à reputação da empresa:
“O Ocado não só precisa convencer os varejistas do modelo centralizado de atendimento, mas agora precisa convencê-los da segurança e da funcionalidade de sua tecnologia. Como resultado, os compradores em potencial certamente pensarão duas vezes”
Rueben Scriven, analista sênior da Interact Analysis.
O analista também sugeriu que a rede de supermercados poderia estar testando um novo algoritmo de roteamento, ou então testando a velocidade máxima dos robôs.
Fonte: Olhar Digital, BBC e The Grocer
Imagem em destaque: Foto/Reprodução The Grocer