O drone da NASA, Ingenuity, enviou seu primeiro relatório de diagnóstico após pousar em marte.
O pouso do drone aconteceu nessa última semana (18), acoplado ao robô chamado Perseverance.
O objetivo do Ingenuity é realizar cinco voos dentro de 31 dias, sendo que no primeiro voo, o drone deverá ficar apenas 20 segundos acima do solo de Marte.
Sobre a missão em Marte do Ingenuity
É necessário escolher o melhor local para liberar o Ingenuity, e por isso o primeiro voo pode demorar um pouco para acontecer.
Entretanto, o drone já deixou claro que seus sistemas de armazenamento de energia e também os seus sensores estão funcionando bem.
O drone deve se soltar do Perseverance após 30 a 60 dias, pois ele é alimentado pela bateria do robô.
Para se soltar, será necessário que Ingenuity possa manter o aquecimento e contornar o frio que ocorre em Marte durante a noite.
Para isso, é preciso que ele recarregue e também seja capaz de armazenar sua própria bateria, sendo um dos dois principais itens que a equipe responsável acompanha.
De acordo com líder de operações do Ingenuity, Tim Canham, tanto o estado de carregamento das baterias quanto a confirmação que a estação de base está operando como planejado parecem ótimos.
Desse modo, é possível avançar para o recarregamento das baterias do Ingenuity, que pesa apenas 1,8 kg.
Sobre o relatório
Foi um relatório positivo, que informou que o estado de carregamento das baterias do drone está bom e a estação de base opera bem.
Ingenuity será a primeira aeronave a voar fora da Terra
Após a equipe encontrar a área plana ideal para a decolagem, o Perseverance irá até o local (aproximadamente 1km próximo aonde pousou) e irá descarregar o Ingenuity.
Logo após, o drone será baixado até o solo, para então receber uma última carga de energia antes de ser desconectado do robô.
Se a missão for realizada com sucesso, ele será a primeira aeronave a realizar um voo fora da Terra.
Perseverance envia imagens coloridas de Marte
Após pousar em Marte, o robô Perseverance enviou as primeiras imagens coloridas do local, que foram publicadas no Twitter, confira:
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet