Em um evento emocionante realizado em Houston, Estados Unidos, estudantes do Brasil se destacaram no maior torneio de robótica do mundo.
Competindo com aproximadamente 15 mil jovens de mais de 50 países, os jovens brasileiros não só participaram mas também levaram os principais prêmios para casa, solidificando a presença do Brasil no campo da ciência e tecnologia.
Sucessos da equipe “Los Atômicos”
Dentre os vencedores, a equipe “Los Atômicos”, oriunda de Araras, interior de São Paulo, brilhou ao ganhar o título de melhor projeto da competição, na faixa etária de 9 a 16 anos, com um projeto inovador de um tabuleiro de xadrez operado por comandos de voz, focando na inclusão e acessibilidade infantil. Os robôs utilizados foram construídos a partir de peças de Lego.
Além disso, o Brasil conquistou o primeiro e segundo lugares na categoria principal do torneio, com nove medalhas ganhas ao total. Outras equipes de várias partes do Brasil também receberam prêmios, como o prêmio “Técnico/Mentor Destaque” e “Projeto de Inovação”.
Participação recorde
O Brasil marcou história com a maior delegação já enviada para o evento, contando com 144 estudantes de escolas públicas e privadas de 10 diferentes estados. Essa ampla representação mostra o crescente interesse e investimento do país na área de tecnologia e educação científica.
Importância do campeonato
Organizado pela ONG For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), o Campeonato Mundial de Robótica não é apenas uma competição, mas uma plataforma para os jovens desenvolverem habilidades em ciência e tecnologia e aplicarem essas habilidades em benefício de suas comunidades.
Este torneio vai além da competição, encorajando os estudantes a pensar criativamente para resolver problemas reais, promovendo a inovação e o trabalho em equipe em um palco global.
Leia mais:
- Regressão de Júlia: brasileira de 11 anos cria novo cálculo para raíz quadrada
- Supercomputador brasileiro está entre os mais rápidos do mundo
- BYD negocia compra da maior mineradora de lítio do Brasil
Fonte: Olhar Digital