Se você é fã de ver eclipses e está no exterior, se prepare para assistir ao primeiro fenômeno de 2022. No próximo dia 30 de abril, o astro-rei será encoberto parcialmente pela Lua, porém, o eclipse solar não será visto aqui.
O evento será visível somente no extremo sul e ao oeste do continente brasileiro, em alguns países como Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. Entretanto, o eclipse solar terá pouco tempo de duração e não vai encobrir o Sol totalmente.
Confira: Gasolina sem petróleo? Confira como essa empresa está recriando a nova fórmula
O que é um eclipse solar?
Esse fenômeno acontece quando a Lua “passa em frente” ao Sol e bloqueia a luminosidade solar. No entanto, o eclipse solar acontece durante a Lua Nova e quando os dois astros estão totalmente alinhados, acontece o eclipse total do Sol.
Quando a Lua “encosta” no Sol, temos um eclipse parcial e, apesar de não serem tão surpreendentes, vale a pena conferir. Além disso, um eclipse total consegue transformar o dia em noite por alguns segundos e causam um impacto emocionante.
Como será o próximo fenômeno?
No dia 30 de abril, a Lua passará do lado Sol e mesmo não sendo visível no Brasil, os astrônomos amadores preparam os seus equipamentos para verem o eclipse solar. É importante usar filtros especiais para não prejudicar a visão.
Leia também: iFood vai aumentar em até 50% o valor para entregadores? Confira
Entretanto, em 16 de maio deste ano, teremos um eclipse lunar e para assistir, não é necessário proteger os olhos. Esse evento celestial é um dos mais bonitos para ver e causa uma sensação de alegria para as pessoas.
Contudo, ainda não sabemos onde será observado e se vai acontecer de forma parcial ou total, mas, o importante é não chover e esperar que o tempo ajude para ver o eclipse. Assim, poderemos ter um bonito espetáculo celestial.
Um eclipse lunar acontece ao contrário ao do Sol, quando à Terra está alinhada com a Lua. Nosso planeta projeta a sua sombra total ou parcial no corpo lunar. Portanto, prepare os binóculos e vamos torcer por um tempo bom.
Confira: Elon Musk vai comprar o Twitter inteiro? Confira o valor