A Rússia divulgou o lançamento do carro elétrico que será o mais barato do mundo: o Zetta, primeiro carro com produção em larga escala no país.
O lançamento deverá ocorrer até o final do ano, porém devido a pandemia e problemas de financiamento, é possível que o cronograma ainda seja alterado.
O início da produção em larga escala do veículo elétrico é parte do plano do governo russo em começar uma transição energética, atingindo uma taxa de participação no mercado local de 10%.
Essa porcentagem se refere não só aos carros elétricos, como também zero emissões no local até o ano de 2030.
Carro elétrico que será o mais barato do mundo conta com diferentes configurações
O prometido carro elétrico mais barato do mundo, em sua configuração mais básica, será lançado por 550.000 rublos, o equivalente a R$ 39.000,00 em conversão direta.
No entanto, outras configurações e opções de baterias devem elevar o preço do veículo, porém os preços e opções ainda não foram divulgados.
De acordo com o governo russo, essas novas versões e opções de baterias serão divulgados nos próximos meses.
Sobre o Zetta
Segundo o ministro da Indústria e Comércio, Denis Manturov, o veículo deverá ser produzido na fábrica de Togliatti, na região de Samara.
Além disso, o carro de três portas é pequeno, com três metros de comprimento, o suficiente para apenas dois ocupantes.
A tração dianteira do Zetta alcança a velocidade máxima de 120 km/h, com uma autonomia de 180 quilômetros em uma só carga.
Essa autonomia é devido a sua fonte de energia, de apenas 10 kWh, em sua configuração básica.
“Zetta é o menor carro elétrico, que está sendo desenvolvido e passando por testes finais; esperamos lançar sua produção em série até o final deste ano”
Denis Manturov em entrevista à TV RBK.
Fonte: Olhar Digital
Imagem em destaque: Foto/Reprodução sputniknews