Startup fecha parceria com instituição brasileira para lançar uma supermoto que chega a 400 km/h
A Lightning Motorcycles fechou uma parceria com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) para lançar uma supermoto que chega a até 400 km/h.
A startup de mobilidade elétrica resolveu investir nas baterias de nióbio, um mineral abundante no Brasil, a fim de criar essa “supermoto”.
Atualmente, a CBMM é uma das especialistas no uso do nióbio em componentes elétricos ao redor de todo mundo.
Considerada a líder mundial na produção e comercialização de produtos feitos de Nióbio, a CBMM cobre cerca de 80% da demanda mundial sozinha.
Enquanto isso, a Lightning Motorcycles é reconhecida por ser a pioneira na indústria da mobilidade elétrica, além do aperfeiçoamento constante na produção de motos elétricas.
Supermoto que chega a 400 km/h ainda não tem data para ser lançada
A parceria tem como principal objetivo o desenvolvimento de um modelo de moto que possa bater o recorde de moto elétrica mais veloz do mundo.
Esse recorde já pertence a Lightning Motorcycles, que conquistou a marca através da LS-218 em 2011, quando a moto atingiu 348 km/h.
De acordo com Richard Hatfield, CEO e fundador da Lightning Motorcycles, a empresa está entusiasmada para trabalhar com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração.
O CEO ressaltou que espera inovar ainda mais as tecnologias de nióbio, que podem traduzidas em benefícios significativos para todos os tipos de veículos.
Sobre o nióbio
O nióbio é um mineral que é utilizado em diversos setores, muito usado em motores extremamente fortes e também na siderurgia.
Entre os seus principais destaques, estão a sua rigidez idêntica à do titânio, além de também conduzir eletricidade e energia tão bem quanto o ferro.
A utilização do nióbio nos cátodos e ânodos de baterias de veículos permite que haja um carregamento ultrarrápido e uma maior densidade energética.
Outro benefício é que esse metal pode possibilitar melhorias no sistema de frenagem, havendo:
- redução do desgaste;
- maior durabilidade;
- maior eficiência.
–
Fonte: CBMM e Canaltech
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Lightning Motorcycles