Notícias

Suécia está literalmente mudando uma cidade inteira de lugar, entenda

A Suécia está literalmente mudando a cidade de Kiruna inteira de lugar, movendo suas casas, ruas e infraestruturas 3 km para leste. 

Siga-nos no Instagram

A história da transformação de Kiruna começa na virada do século 20, quando a mineradora Luossavaara-Kiirunavaara Aktiebolag (LKAB) começou a explorar reservas de ferro na Lapônia Sueca.  

A partir daí, a cidade foi fundada em 1900, para acomodar todos seus trabalhadores e também tornar a operação de exploração no local possível. 

A cidade desde sua fundação cresceu, e atualmente conta com mais de 20 mil moradores, sendo um local de lançamento foguetes e outros atrativos, como um hotel de gelo. 

Por ser a cidade mais ao norte do país, Kiruna também conta com fenômenos naturais como a aurora boreal e o sol da meia-noite, que atraem diversos turistas. 

 

Suécia mudando a cidade inteira de lugar, entenda o porquê 

 

Os minérios sustentam a cidade financeiramente e também são responsáveis por aproximadamente 90% de produção de ferro de toda a União Europeia, sendo o mais puro em comparação a outras minas europeias. 

No entanto, a mineração tem vários impactos ambientais e, para Kiruna, a maior ameaça é a erosão do solo, como no caso dos depósitos de ferro.  

Esses depósitos de ferro estão em um ângulo de 60 graus, e a mineração causa rachaduras no solo próximo à mina, sendo uma erosão que foi crescendo gradualmente, até chegar à cidade e comprometer a estrutura dos prédios. 

No início dos anos 2000, foi decidido que a cidade seria movida para que as atividades da mineradora pudessem continuar, uma vez que a LKAB é cerca de 20% da população, e uma paralisação traria um prejuízo muito maior. 

 

A mudança da cidade 

 

Um novo local foi definido em 2010, três quilômetros a leste da cidade original, e um concurso internacional de arquitetos foi realizado para selecionar um novo plano de zoneamento.  

O projeto vencedor inclui um centro com uma nova prefeitura, praças e mais espaço de convivência – que conquistou o consentimento dos moradores.  

A mudança começou em 2014 com a instalação da infraestrutura, onde os moradores têm a oportunidade de vender suas casas a 20% acima do valor de mercado ou adquirir uma nova casa na nova Kiruna. 

Também há 21 prédios históricos na cidade que devem ser movidos, sendo carregador por caminhões, inteiros, ou então reconstruídos no novo local. 

O projeto pretende terminar todo o processo até o final do século, época em que a Luossavaara-Kiirunavaara Aktiebolag já terá investido, no mínimo, 1 bilhão de dólares nessa mudança. 

 

Fonte: Mega Curioso 

Imagem em destaque: Foto/Reprodução  White

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo