Na noite da última sexta-feira (14), um meteoro caiu em Minas Gerais (MG) e foi flagrado por diversos moradores da região de:
- Uberlândia (MG);
- Patos de Minas (MG);
- Nova Ponte (MG);
- Santa Juliana (MG);
- Patrocínio (MG);
- Pedrinópolis (MG);
- Araxá (MG);
- Perdizes (SP).
Em diversas redes sociais, como o Twitter e o Facebook, a palavra “meteoro” ficou entre os assuntos mais comentados durante o dia de sábado (15), e foram registradas diversas fotos/vídeos do acontecimento.
Meteoro flagrado por diversos moradores pode ter chegado ao solo
Diversos pesquisadores iniciaram os estudos a fim de descobrir se algum fragmento do meteoro chegou a atingir o solo terrestre, que foi visto também por outros estados.
De acordo com o coordenador do Observatório de Astronomia de Patos de Minas (MG), Gilberto Dumont, em sua entrevista ao G1, pelo brilho e barulho noticiados, a hipótese de que algum fragmento realmente tenha chegado ao solo é muito provável.
A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) também analisou o meteoro, e concluiu que há um forte indício de que a rocha espacial tenha gerado meteoritos, chegando a atingir o solo.
Para a BRAMON, os pedaços do meteoro podem ser encontrados nas cidades de Perdizes (SP) e em Araxá (MG), mas alguns cálculos para descobrir mais informações do objeto ainda estão sendo realizados, com base na trajetória percorrida pelo meteoro.
Informações disponibilizadas pela BRAMON
Entre as informações divulgadas pela BRAMON estão:
- A rocha espacial atingiu a atmosfera de nosso planeta em um ângulo de 38,6°, em relação ao solo
- Começou a brilhar a 86,6 km de altitude sobre a zona rural de Uberlândia
- Estava em uma velocidade de 43,7 mil km/h
- Percorreu 109,3 km em apenas 9,0 segundos
Além disso, o bólido (um meteoro excepcionalmente brilhante) teria desaparecido a 18,3 km de altitude, entre os municípios de Perdizes e Araxá, onde moradores informaram barulho de explosão e sentiram as paredes e janelas tremendo.
| ATENÇÃO: Meteoro cai no interior de Minas Gerais. Vamos atualizando novas informações. pic.twitter.com/nSIGgkLXFd — Astronomiaum
(@Astronomiaum) January 15, 2022
–
Fonte: Isto é, Olhar Digital e Estado de Minas Gerais
Imagem em destaque: Foto/Reprodução internet