NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade

A Norma Regulamentadora n° 10, foi aprovada em 08 de Junho de 1978 com o título de Instalações e Serviços de Eletricidade. Mas em Dezembro de 2004, essa norma foi revisada e seu título alterado para Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Objetivo da NR 10

A norma regulamentadora nº 10 tem como objetivo estabelecer os requisitos e as condições mínimas de implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, visando garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Aplicação da NR 10

A norma regulamentadora nº 10 aplica-se nas fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes e na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.

Somente poderá trabalhar em instalações elétricas os trabalhadores que possuírem treinamento específico sobre os riscos decorrentes do emprego da energia elétrica e das principais medidas de prevenção de acidentes em instalações elétricas, de acordo com o estabelecido no Anexo III da NR-10 (Treinamento).

Foi pensando nisso, que desenvolvemos um excelente treinamento em NR 10 e seu complementar (SEP), com certificado!

Conheça mais sobre os treinamentos do Portal Engenharia Hoje.

Compartilhe
Follow by Email
Facebook
Facebook
Google+
https://engenhariahoje.com/nr-10-seguranca-em-instalacoes-e-servicos-em-eletricidade/
LinkedIn
Instagram