A Hybrit, uma empresa sueca, desenvolveu um aço 100% ecológico, isto é, sem utilizar nenhum tipo de combustível fóssil em sua produção.
O projeto está sendo desenvolvido desde 2016, e a composição desse novo aço é feita principalmente com o uso de hidrogênio.
A produção em massa dessa liga metálica deverá ser iniciada pela empresa nos próximos anos, quando a demanda pelo aço 100% ecológico estiver estabelecida.
Essa demanda ainda não é suprida para uma grande escala devido ao seu processo de fabricação, que ainda não está bem desenvolvido.
Produção do aço 100% ecológico
O processo da criação dessa nova criação da Hybrit não foi divulgado por medidas de segurança corporativa, no entanto, há informações sobre partes de seu processo.
Todas as etapas não contam com a adição de carvão, cal ou outros materiais que são de origem fóssil, preservando a sustentabilidade do projeto.
Segundo o comunicado oficial que foi divulgado no site da empresa sueca, a invenção foi feita a partir da “redução de hidrogênio 100% sustentável”.
Essa redução de hidrogênio deve, de alguma forma, ter sido misturado com algum metal para resultar na criação da liga.
Todos os testes ofereceram resultados positivos e promissores, e a empresa até mesmo já conta com pedidos de seu novo material.
Pedidos do material já estão sendo realizados
Atualmente, a Hybrit já conta com pedidos da Volvo, onde a montadora sueca encomendou uma remessa desse “aço verde” para seus veículos.
O principal objetivo da empresa e da estatal sueca que está ligado ao projeto do aço 100% ecológico é demonstrar ao mercado esse material.
Além disso, ele também deverá ser produzido em massa até o início de 2026, onde a empresa estima fabricar cerca de 5 milhões de toneladas de “aço verde” por ano.
Apesar de ser um número pequeno em comparação à demanda pela liga metálica, se trata de um grande avanço para a sustentabilidade.
Fonte: Tecmundo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Hybrit