Um carro movido a energia solar, batizado de Lightyear One, bateu recentemente o recorde de autonomia e andou 710 km com apenas uma única recarga.
O veículo pertence a Lightyear, uma fabricante holandesa que anunciou a produção do modelo movido a energia solar para o primeiro semestre de 2022.
No entanto, de acordo com a empresa holandesa, a comercialização do Lightyear One deverá ocorrer somente a partir de 2024.
Carro movido a energia solar andou a uma velocidade média de 85 km/h
A autonomia em uma única carga ocorreu com o veículo a uma velocidade média de 85 km/h, na pista de testes Aldenhoven Testing Center, na Alemanha.
O teste não só validou o rendimento dos painéis solares, como também avaliou os seguintes aspectos:
- desempenho da bateria;
- consumo de energia do sistema de refrigeração;
- funcionamento dos motores de roda;
- funcionamento do software.
Com o teste, o veículo percorreu ”o maior alcance que um veículo elétrico já atingiu com 60 kWh de energia”.
Atualmente, os carros elétricos mais eficientes do mercado consomem aproximadamente 50% mais energia, na mesma velocidade de 85 km/h atingida pelo Lightyear One.
Ainda mais autonomia para o Lightyear One no futuro
A Lightyear anunciou que deve diminuir ainda mais o consumo por quilômetro do modelo, a fim de entregar uma autonomia ainda maior.
O protótipo, que está sendo testado há mais de dois anos, conta com quatro motores elétricos independentes, sendo um para cada roda.
Além disso, seu consumo atual é de 83 wh/km, sem contar com os painéis solares que estão embutidos no modelo.
Os painéis embutidos tem cinco metros quadrados, podendo adicionar cerca de 12 quilômetros de autonomia por hora para o usuário.
Atualmente, a Lightyear já está aceitando reservas para o modelo, e você pode conferir mais informações no site oficial da fabricante.
Fonte: Ciclo Vivo, Mundo Conectado e Lightyear
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Lightyear