Ícone do site Engenharia Hoje

Empresa alemã lança plataforma flutuante que produz energia solar, eólica e até hidrogênio

Empresa alemã lança plataforma flutuante que produz energia solar, eólica e até hidrogênio

A SINN Power lançou uma plataforma flutuante que produzir energia solar, eólica e hidrogênio ao utilizar o potencial da força das ondas.

O projeto da empresa alemã traz uma estrutura chamada de “Plataforma Oceânica Híbrida” que foi apresentada no ano passado (2020).

A plataforma, que flutua no mar, aproveita os elementos da natureza para produzir a energia sustentável e renovável nessas três áreas (solar, eólica e hidrogênio).

Já foram realizados testes bem sucedidos em Heraklion, na Grécia, e atualmente a plataforma já está sendo vendida ativamente para desenvolvedores.

 

Plataforma flutuante que produz energia conta com grande mobilidade

 

De acordo com a SINN Power, um dos grandes atrativos é a mobilidade da plataforma, além de sua resistência para ventos e ondas.

Somente o esqueleto da Plataforma Oceânica Híbrida já é capaz de suportar ventos de até 27 m/s (é estimado que aguente ventos de até 60 m/s), além de ondas de até 12 metros de altura.

Caso esses limites sejam ultrapassados, a estrutura poderá ser rebocada para um local seguro para ser utilizada novamente após os eventos da natureza cessarem.

Na plataforma, há espaço para aproximadamente 70 módulos fotovoltaicos em um metro quadrado, gerando cerca de 30 kW com módulos mais recentes e modernos.

Já na área hidrelétrica, existem várias configurações que são adequadas para o conversor de energia das ondas, baseadas nas condições marítimas e também na demanda de energia renovável.

Essas configurações podem ser instaladas/conectadas em cada canto da estrutura, além de também haver a possibilidade de conectar pequenas turbinas eólicas de diferentes tamanhos.

 

Estrutura adaptável e flexível

 

A Plataforma Oceânica Híbrida é uma estrutura adaptável e flexível, contando com vários tamanhos e configurações de arranjo, além de poder haver uma expansão futuramente como outro grande diferencial.

Mais uma vantagem são os componentes utilizados: são sempre os mesmos, ofertados para uma montagem simples e contem com um transporte fácil.

Segundo o CEO da empresa, Philipp Sinn, existem diversos usos da plataforma, como:

 

Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem em destaque: Foto/Reprodução SINN Power