A Heliogen desenvolveu um sistema inovador de espelhos giratórios que promete transformar o cenário da energia solar concentrada.
A empresa norte-americana pretende realizar a instalação de milhares de usinas de energia solar concentrada em todo o sudoeste dos Estados Unidos, África e Austrália até o final de 2030.
Segundo a empresa, o principal objetivo é eliminar parte da dependência por combustíveis fósseis e reduzir a pegada de carbono nesses países.
Como funciona a tecnologia do sistema inovador de espelhos giratórios
Os espelhos giratórios, batizados de heliostatos, são responsáveis por refletir e também armazenar a luz do sol.
A energia solar concentrada é produzida por meio dos refletores, que podem ser instalados em áreas planas que contem com uma alta luminosidade.
O sistema térmico criado pode produzir temperaturas de até 1.500º C, ao utilizar o algoritmo de aprendizagem da máquina.
Os espelhos são posicionados de forma precisa com base na aparência do clima, a fim de obter o máximo de energia solar.
Quando a posição ideal é encontrada, o calor que foi coletado é canalizado por um tubo de aço isolado até um leito de rochas, que são as grandes responsáveis por armazenar e reter energia térmica, mesmo após o anoitecer.
Fazenda solar na Califórnia
Uma fazenda solar foi instalada em Lancaster (Califórnia), e já está em fase de testes com seus 400 espelhos heliostáticos.
No entanto, a ideia é construir uma grande refinaria solar, que deverá contar com cerca de 40 mil refletores para gerar energia limpa e renovável com valor competitivo.
“Superar o preço dos combustíveis fósseis é a única coisa que importa. Se pudermos ser até uma fração de centavo mais baratos do que a gasolina e o óleo diesel, por exemplo, o mundo vai adotar isso em grande escala e isso mudará a maneira como a humanidade consome energia para sempre”
Bill Gross, fundador da Heliogen
Além disso, a refinaria também deverá ter tratores robóticos autônomos como responsáveis pela colocação das bases heliostáticas e pelo alinhamento dos espelhos de forma mais eficiente.
Fonte: Canaltech e Heliogen
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Heliogen