Ícone do site Engenharia Hoje

O estado do Ceará pode passar a gerar sua energia a partir das ondas

O estado do Ceará pode passar a gerar sua energia a partir das ondas

O estado do Ceará pode passar a gerar sua energia a partir das ondas devido a uma parceria com a empresa Eco Wave Power.

O governo e a empresa sueco-israelense firmaram um Memorando de Entendimento (MoU), que deverá implantar uma usina de geração de energia a partir da força das ondas do mar.

A usina deverá funcionar nas dependências do terminal portuário do Pecém, localizado em São Gonçalo do Amarante (CE).

“Estamos extremamente entusiasmados em colaborar com o Porto de Pecém, que busca liderança e inovação na produção de energia limpa das ondas”

Inna Braverman, fundadora e CEO da Eco Wave Power

Energia a partir das ondas com capacidade instalada de até 9MW

A usina deverá contar com uma capacidade de até 9MW, utilizando as estruturas marítimas já existentes do porto.

De acordo com Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém, a medida está alinhada com os objetivos do porto.

O porto deverá se tornar o “primeiro terminal portuário do mundo a realizar um teste de energia oceânica em águas tropicais”.

A energia das ondas conta com um grande potencial em todo Brasil, sendo realizado diversos estudos por universidades.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE / UFRJ) considerou os 7.491 km da costa brasileira em 2019, e verificou que o potencial dessa energia é de 91,8 GW.

Segundo o estudo da universidade, apenas um quinto desse potencial abasteceria aproximadamente 35% da demanda de eletricidade do país.

Já a Universidade Federal do ABC avaliou somente a região do nordeste no ano passado, que teria um potencial de energia estimado em 22 GW.

Implementação do projeto

O governo do Ceará afirmou que todas ações a serem executadas em conexão com o Memorando de Entendimento deverão servir como uma espécie de “fase preparatória”.

Essa fase preparatória tem como principal objetivo a implementação do projeto, realizando uma análise de pré-viabilidade do projeto.

Além disso, também deverá finalizar o desenvolvimento preliminar da proposta do projeto, para que, após a análise, seja feita a preparação para o Contrato de Concessão.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Eco Wave Power