Samuel Aboagye foi o responsável pela construção de uma moto elétrica de madeira, que é 100% movida a energia solar.
O jovem de 17 anos é do Gana, e sozinho cortou todos os pedaços de madeira com uma faca à mão, a fim de fabricar a estrutura da moto.
Não foram utilizadas quaisquer ferramentas elétricas, e utilizou peças reutilizadas em todo o processo, como no caso do motor, em que foi utilizado a máquina de costura da mãe.
Moto elétrica de madeira conta com diversos recursos
O modelo além de contar com um painel solar acoplado na traseira para se mover, também conta com uma bateria.
Segundo o jovem, a escolha pelo painel solar foi para reduzir as emissões de carbono (CO2), colaborando para a sustentabilidade com seu projeto movido a energia solar.
No entanto, esse não é o único chamativo do modelo, que conta com um sistema de freios, luzes e até mesmo um alto-falante Bluetooth.
Mesmo que o projeto seja rústico utilizando peças reutilizadas, o alto-falante Bluetooth é capaz de sintonizar mais de 100 estações de rádio de Acra, a capital do Gana.
Outro “recurso” interessante é poder conectar o celular, disponibilizando também que o usuário toque suas próprias músicas.
Em seguida, confira o vídeo completo (em inglês) sobre a invenção de Aboagye:
Outros projetos já feitos do jovem do Gana
Não é o primeiro projeto de Samuel Aboagye, que sempre buscou trazer inovações úteis utilizando materiais simples.
O jovem já construiu um drone e também uma máquina com objetivo específico de lavar as máscaras utilizadas, por exemplo.
Uma outra criação do jovem chamou a atenção e foi noticiado na BBC, devido a sustentabilidade e o reaproveito de produtos: um alto-falante Bluetooth feito com galão de água.
Fonte: Ciclo Vivo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Dext Technology Limited