Uma nova usina de energia solar na Bahia, na cidade de Barreiras, deverá produzir 410 mil MWh por ano com um investimento de R$ 1,080 bilhão.
A Solar Newn Bahia Energia assinou um protocolo de intenções na última semana com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a fim de construir uma nova usina solar em Barreiras, cidade com cerca de 160.000 habitantes.
Para que a construção seja realizada, é estimado que o empreendimento deverá realizar a contratação de 990 operários para a obra.
Além disso, a Solar Newn Bahia também deverá gerar 135 empregos na fase de operação, onde a usina de energia solar já estará funcionando.
Nova usina de energia solar na Bahia e a geração de novos empregos no estado
Atualmente, o estado da Bahia já possui 34 parques fotovoltaicos em operação, com mais de 3 milhões de módulos em funcionamento.
Com uma capacidade instalada de mais 1 mil MW, o secretário de desenvolvimento econômico, Nelson Leal, anunciou em julho deste ano que a Bahia ficou em segundo lugar dentre os estados geradores de energia solar do Brasil.
O registro divulgado pelo secretário foi realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica.
O protocolo assinado nesta última semana pode ser considerado como um indicativo que o setor do estado tende a crescer.
Atualmente, mais de 13 mil empregos diretos na fase de construção dos que já estão em operação foram gerados, segundo o site BahideValor.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico estima que mais de 47,4 mil empregos diretos sejam gerados por parques que estão em fase de construção ou que serão iniciados.
Em toda a cadeia produtiva, é esperado que sejam promovidos 30 empregos por MW, sendo que 43% são empregos diretos durante a fase de construção desses parques fotovoltaicos.
Fonte: Click Petróleo e Gás
Imagem em destaque: Foto/Reprodução Movimento Econômico