Ícone do site Engenharia Hoje

Painel com mini turbinas eólicas e design inovador gera energia em pequenos espaços

Painel com mini turbinas eólicas e design inovador gera energia em pequenos espaços

Um painel com mini turbinas eólicas, similar a uma parede, foi criado por um designer norte-americano, trazendo design inovador capaz de gerar energia em pequenos espaços.

Joe Doucet criou o painel que reúne lâminas rotativas, que giram de forma individual, para gerar energia eólica em casas e também em edifícios.

A energia eólica atualmente não conta com uma grande gama de produtos, apesar de diversos produtos estarem em desenvolvimento ou contarem com um mercado restrito.

Por conta disso, a criação do designer deverá auxiliar nesse mercado, tanto por sua estética quanto pela sua funcionalidade e tecnologia.

Painel com mini turbinas eólicas já conta com protótipo

A parede eólica que foi criada utiliza o vento para movimentar todas as mini turbinas eólicas nela, que são estruturas giratórias alinhadas de forma independente.

É através da energia mecânica do movimento dessas lâminas que a energia elétrica é formada, por meio de um pequeno gerador, também instalado no painel.

Toda a eletricidade que é gerada pode ser utilizada de forma imediata ou então armazenada em uma bateria, que fica fixada em uma parede próxima ao painel.

A grade dessa “parede” é formada por esses painéis quadrados que giram ao mesmo tempo ao longo de 25 eixos, porém cada um conta com um gerador eólico fixado a hastes verticais.

De acordo com Doucet, que já fez um protótipo de sua criação, somente uma dessas “paredes eólicas” podem fornecer energia o suficiente para uma casa americana.

Normalmente, as casas americanas costumam consumir pouco mais de 10.000 kW-hora por ano, sendo o necessário para suprir essa demanda.

Outro ponto chamativo é que toda a produção de eletricidade acontece sem usar água e nem gerar gases que contribuem para o efeito estufa.

A estrutura ocupa pouco espaço, e também contribuem com um ambiente mais atrativo, sendo uma boa opção de “decoração sustentável” que é capaz de gerar energia elétrica.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução Joe Doucet