Entre as diversas inovações lançadas, está o primeiro ônibus elétrico e articulado que irá circular pelo Brasil, mais especificamente em São José dos Campos (SP).
Nesta terça-feira (9), o ônibus foi oficialmente lançado, mas por enquanto ele ficará somente exposto para visitação até o fim de março.
Os doze veículos, voltados a transporte de passageiros, serão entregues em outubro pela BYD, em Campinas (SP). Todos os ônibus irão integrar a Linha Verde de São José dos Campos.
A Linha Verde é um corredor exclusivo para o coletivo que não é poluente, que interliga as regiões sul e leste (as mais populosas) e a região central, contando com 11 estações.
De acordo com Marcello Von Schneider, diretor institucional e chefe da unidade de ônibus da BYD Brasil, as prefeituras estão compreendendo a importância e a necessidade de substituir os veículos tradicionais por modelos não poluentes.
O diretor também citou um dos principais benefícios do modelo, que é a melhoria na qualidade do ar nas cidades, que impacta diretamente na saúde da população.
Sobre o ônibus elétrico
Todos os componentes eletrônicos foram feitos pela BYD com parceria com a Marcopolo, no parque tecnológico, para o modelo Attivi Express.
O Attivi Express funciona com propulsão 100% elétrica, contando com baterias de fosfato ferro lítio, o que dá uma autonomia de até 250 quilômetros, que pode ser recarregada em três horas.
Os ônibus têm 22 metros de comprimento e são capazes de transportar até 168 passageiros, sendo acessível também a cadeirantes.
Segundo a BYD, os ônibus são econômicos, tem custo menor de manutenção e ainda dispõe de um bom desempenho, não sendo poluente e também não emitindo nenhum ruído.
As poltronas dos doze ônibus são estofadas com apoio de cabeça, e todo assento conta com uma entrada USB.
Além disso, todos veículos contam com câmeras de alta qualidade, a fim de reduzir possíveis pontos cegos.
Existe também a tecnologia das portas, que são equipadas com um dispositivo contra esmagamento. Como resultado, as portas não irão fechar com pessoas próximas a elas.
Imagem em destaque: Foto BYD/Divulgação