A startup britânica RheEnergise desenvolveu um sistema para armazenar energia em colinas, de forma totalmente sustentável e de baixo custo.
A “High-Density Hydro”, criada por engenheiros britânicos da companhia, utiliza a gravidade das colinas e encostas para gerar energia e deverá ser lançada em 2024.
O lançamento do primeiro sistema comercial ocorrerá somente daqui a três anos, porém a RheEnergise deseja mais de 100 dos seus sistemas na próxima década.
Sistema para armazenar energia em colinas: vantagens e operações
Entre as vantagens do sistema criado, está justamente em operar em pequenas colinas, sem ser preciso montanhas íngremes.
A tecnologia criada pela startup requer menos inclinação, e por isso há diversos locais para se operar utilizando a inovação.
De acordo com um levantamento da empresa, há aproximadamente 9,5 mil colinas no Reino Unido onde poderiam ser feitas instalações.
Na Europa, o número já aumentou para 80 mil locais que poderiam receber as instalações e estrutura, enquanto há mais de 160 mil possíveis locais na África.
Além disso, também há outras vantagens, como:
- Baixo custo;
- Rápido de construir;
- Fácil de manter.
“O armazenamento de energia, como nosso sistema HD Hydro, permitirá o aumento da implantação de geração eólica e solar para alcançar a transição de energia; as renováveis, por serem intermitentes, requerem soluções de armazenamento flexíveis, eficientes e de baixo custo” Stephen Crosher, CEO da empresa.
Como funciona a tecnologia
A tecnologia criada é similar a uma usina hidrelétrica, que bombeia água colina acima quando a energia é barata e, posteriormente, libera quando necessário para girar turbinas e gerar mais eletricidade.
Entretanto, a startup utiliza seu próprio fluído já patenteado, chamado de High-Density Fluid R-19, que é 2,5 vezes mais denso que a água.
Esse fluído é bombeado através de tubos subterrâneos colina acima, e quando necessário gerar energia, é liberado novamente por tubos subterrâneos em declive.
A energia é produzida através de turbinas hidráulicas e segue para os tanques de armazenamento, que ficarão enterrados no subsolo.
Como resultado, a tecnologia fornece proporcionalmente 2,5 vezes mais energia em comparação ao sistema convencional de energia hidrelétrica de baixa densidade.
Fonte: Ciclo Vivo
Imagem em destaque: Foto/Reprodução RheEnergise/ Denis Egan