Ícone do site Engenharia Hoje

Startup australiana bate recorde com painel solar mais eficiente do mundo

Startup cria painel solar mais eficiente do mundo trocando prata por cobre

A Sundrive é uma startup australiana que criou o painel solar mais eficiente do mundo, ao substituir a prata pelo cobre, com uma eficiência energética de 25,54%.

O recorde anterior era de 25,26%, e de acordo com o cofundador da SunDrive, Vince Allen, o mais significativo do que alcançar o recorde mundial, foi fazer isso sem utilizar a prata.

O cofundador deixou claro a diferença entre as células solares comerciais de hoje em comparação às antigas, produzidas há mais de dez anos: há uma forte correlação entre eficiência e o consumo de prata.

Para ele, a equipe e sua criação com o painel solar mais eficiente foram os responsáveis por, efetivamente, quebrar essa tendência ao utilizar o cobre.

Atualmente, a prata é essencial para a fabricação de painéis solares, representando 15% de todo consumo industrial de prata no mundo.

Painel solar mais eficiente do mundo seria mais barato e eficaz

O cobre é cerca de 100 vezes mais barato que a prata, além de ser mais abundante na natureza e também precisar de menos energia para ser processado.

Segundo Allen, pelo fato de a tecnologia estar se aproximando do seu limite de eficiência, utilizar o cobre deverá ser muito benéfico para a adoção generalizada desse novo sistema, mais barato e eficaz.

Os pesquisadores ainda desejam reduzir os preços dos painéis solares e aumentar a eficiência energética de cada célula fotovoltaica, para então utilizar essa tecnologia em escala industrial.

Para os executivos da startup, ainda deverá levar algum tempo para que a empresa seja capaz de produzir painéis em escala comercial sem utilizar a prata, e já contam até mesmo com um cronograma.

Allen afirmou que planejam ter um módulo para ser instalado no telhado de uma casa ou então de uma fazenda solar até o final deste ano (2021).

De acordo com o executivo, a empresa também está focada na construção da linha de produção piloto, que deverá ocorrer até o final do próximo ano, com painéis prontos para o mercado até o primeiro semestre de 2023.


Fonte: Canaltech

Imagem e destaque: Foto/Reprodução SunDrive