Ícone do site Engenharia Hoje

Startup desenvolve kit portátil que utiliza energia solar para fornecer água quente

Startup desenvolve kit portátil que utiliza energia solar para fornecer água quente

Uma startup chamada SolarisKit desenvolveu um kit portátil que utiliza energia solar para fornecer água quente.

A ideia surgiu após ler uma matéria sobre o uso de energia e acesso à agua quente em Ruanda, pequeno país localizado à África Central.

O criador foi o engenheiro mecânico Faisal Ghani, que desenvolveu o kit térmico de forma barata e sustentável, e já enviou 80 unidades para o país.

Ghani também deseja expandir os negócios em breve, com intenção de dar acesso à água quente para comunidades rurais da Índia.

Startup que desenvolveu o kit portátil que utiliza energia solar foi fundada em 2019

A SolarisKit participou do programa Climate Entrepreneur Accelerator, do Royal Bank of Scotland, a fim de aprimorar seu projeto.

Devido ao programa, a startup estabeleceu uma parceria com seu primeiro cliente do kit térmico “S200”, onde os kits devem ser instalados na sede da empresa, em Gogarburn, Edimburgo.

Além disso, após os testes bem sucedidos que ocorreram em junho, os kits devem ser comercializados na Europa em breve.

Como funciona a tecnologia?

O kit não depende de eletricidade ou de combustíveis fósseis para aquecer a água, pois a radiação solar incide nos vidros laterais, onde há os tubos em espiral por onde a água passa, onde a temperatura no interior do equipamento chega em até 70°C.

Ou seja, a água entra em uma extremidade, enquanto passa lentamente pelos tubos em espiral, ela é aquecida pela luz do sol.

Posteriormente, a água também pode ser armazenada em um tanque de água quente, a fim de ser utilizada após um tempo.

Uma pequena bomba realiza a circulação da água, enquanto a geometria prismática do aquecedor é capaz de evitar a perda de calor.

Benefícios

Entre os principais benefícios está que o kit é relativamente pequeno, sendo fácil de transportar e com uma fácil instalação, que pode ser feita em diversos locais.

Por ser fácil de instalar e de transportar, também há a redução de custos, tornando a tecnologia sustentável mais acessível.

Em termos de sustentabilidade, o kit portátil que utiliza energia solar reduz emissões de gases de efeito estufa, com expectativa de evitar a emissão de 300kgs de gases por ano.

Além disso, a meta da startup é reduzir as emissões globais de carbono em 1 bilhão de kg em apenas cinco anos.

Outra medida da SolarisKit é plantar 25 árvores para cada aquecedor vendido, com a ambição de plantar cerca de 1 milhão de árvores até 2024.


Fonte: Ciclo Vivo

Imagem em destaque: Foto/Reprodução SolarisKit